CONCURSOS

Qual o seu interesse?

Você quer ver concursos civis de que nível?

Instituições Civis

Ensino fundamental
CAP - UERJ

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira é instituição de ensino pública estadual tendo por finalidade a formação docente inicial e continuada, em parceria com outras unidades acadêmicas da Universidade e a promoção de educação básica de qualidade, de atividades de pesquisa em ensino e educação, da extensão universitária e da cultura na cidade e no estado do Rio de Janeiro.

Este colégio público permite o ingresso, principalmente, de alunos que estarão iniciando o 1º ano do ensino fundamental (EF) ou, concluindo o quinto ano do EF.

Deverão ser observadas as restrições de idade previstas em edital.

No último processo seletivo para o 1º ano do ensino fundamental (no ano letivo de 2019), foram oferecidas 60 vagas, distribuídas conforme indicado abaixo:

TIPO DE VAGA N° DE VAGAS
Não reservada (ampla concorrência) 17
Reserv. p/ estudantes negros, pardos e índios 24
Reserv. p/ pessoas portadoras de deficiência 3
Reserv. p/ filhos de professores da UERJ 8
Reserv. p/ filhos de funcionários da UERJ 8
Total 60

Obs.: o preenchimento das vagas será feito por meio de Sorteio Público.

No último processo seletivo para o 6º ano do ensino fundamental (no ano letivo de 2019), foram oferecidas 60 vagas, distribuídas conforme indicado abaixo:

TIPO DE VAGA N° DE VAGAS
Não reservada (ampla concorrência) 17
Reserv. p/ estudantes da de rede pública 12
Reserv. p/ estudantes negros, pardos e índios 12
Reserv. p/ pessoas portadoras de deficiência 3
Reserv. p/ filhos de professores da UERJ 8
Reserv. p/ filhos de funcionários da UERJ 8
Total 60

Obs.: As vagas oferecidas serão preenchidas por meio de Sorteio Público, após a prova de nivelamento, de Língua Portuguesa, Matemática e Redação.

COLÉGIO PEDRO II (6° ano)

O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro. É o segundo colégio mais antigo em atividade no país, tendo recebido esse nome em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

Em conformidade com a legislação vigente, tem prerrogativas para a oferta da educação profissional de forma articulada com a educação básica, cursos de graduação e pós-graduação lato ou stricto sensu na área de Educação e Formação de Professores, desde que autorizados por seu Conselho Superior (CONSUP).

Conta com os seguintes Campi:

a) Centro;
b) Duque de Caxias;
c) Engenho Novo I e II;
d) Humaitá I e II;
e) Niterói;
f) Realengo I e II;
g) São Cristóvão I, II e III.

Vamos nos concentrar nas informações dos cursos do 6º ano do Ensino Fundamental

6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRINCIPAIS REQUISITOS:

a) Ambos os sexos;

b) No concurso deste ano (ingresso em 2020), poderão candidatar-se as vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental, candidatos com data de nascimento a partir de 1º de março de 2007 (inclusive) e que estejam concluindo, no presente ano, a 5ª série do Ensino Fundamental com previsão de conclusão em 2019 ou que já a tenham concluído em 2018.

SOBRE AS VAGAS:

No último concurso, foram oferecidas 248 vagas, distribuídas pelos diversos campi.

PROCESSO SELETIVO:

Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, nas disciplinas de Matemática e Português. E, ainda, será aplicada uma redação, de mesmo caráter, no mesmo dia da prova objetiva, sobre tema constante do caderno de prova.

CAP/UFRJ - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Colégio de Aplicação da UFRJ, também conhecido como CAp UFRJ, é uma tradicional escola pública federal mantida pela UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O CAp/UFRJ vem se caracterizando como uma escola singular, cujo trabalho pedagógico encontra-se alicerçado em três pilares básicos: a transmissão de cultura geral, com ênfase na formação humanística, a utilização de metodologia ativa e uma carga horária semanal ampliada, através da incorporação de novas práticas educativas.

Logo após realizar a pré-inscrição pela Internet, o responsável pelo candidato, ou seu representante, deverá comparecer ao Colégio de Aplicação, Av Lineu de Paula Machado, s/nº, Lagoa, para entregar as documentações informadas no edital.

1° ano do ensino fundamental

SOBRE AS VAGAS:

No último processo seletivo (2018/2019): 48 vagas para ampla concorrência.

PRINCIPAIS REQUISITOS: (no último proc. seletivo)

a) Ambos os sexos; e

b) Ter seis anos completos ou a completar até 31 de março do ano do concurso (2018);

6° ano do ensino fundamental

SOBRE AS VAGAS:

No último processo seletivo (2018/2019): 10 vagas.

PRINCIPAIS REQUISITOS (no último proc. seletivo):

a) Ambos os sexos; e

b) Ter nascidos a partir de 1º de março de 2006 (inclusive);

c) Estar concluído, no ano passado (2018), o 5º ano do Ensino Fundamental ,ou que o tivessem concluído em 2017.

SOBRE A SELEÇÃO:

O total das vagas oferecidas no 6º ano do EF será preenchido por meio de sorteio público, reservando-se 50% (cinquenta por cento) a candidatos que tenham cursado integralmente TODOS os anos anteriores do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) em escolas da Rede Pública Nacional de Ensino, mantidas pelos Governos Municipais, Estaduais ou Federal.

Ensino Médio
CEFET – ENSINO MÉDIO TÉCNICO

O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA é uma instituição de ensino superior pública, que, também forma técnicos (nível médio) para o mundo do trabalho na área tecnológica.

O CEFET/RJ desenvolve a educação profissional técnica de forma integrada (para alunos que vão cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio e técnico, no próprio Cefet/RJ) e subsequente (para os alunos que já cursaram o ensino médio, de forma regular ou supletiva).

O CEFET oferece cursos de educação profissional técnica (vide tabela abaixo).

PRINCIPAL REQUISITO PARA A INSCRIÇÃO:

Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental (9º ano) ou antiga 8ª série do Primeiro Grau).

Número médio de vagas: 1.040. Sendo:

N° DE VAGAS CAMPUS CURSOS
540 Maracanã Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Segurança do Trabalho, Administração, Telecomunicações e Guia de Turismo
60 Maria da Graça Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho e Automação Industrial
144 Nova Iguaçu Automação Industrial, Informática, Telecomunicações e Enfermagem
36 Petrópolis Telecomunicações
40 Nova Friburgo Informática
80 Itaguaí Mecânica
80 Angra dos Reis Mecânica
60 Valença Alimentos e Química

PROCESSO SELETIVO

- 1ª fase: em novembro – provas objetivas de todas as disciplinas (Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia

- 2ª fase: em dezembro – prova discursiva de Matemática e Redação

Tel. do Setor de Concursos: (21) 2566-3182

CEFET – CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE (INFORMAÇÕES DO ÚLTIMO EDITAL -2º Semestre 2018)

PRINCIPAL REQUISITO:

O presente processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente o Ensino Médio Completo.

SOBRE A SELEÇÃO:

A 1ª FASE se dará através de um sorteio eletrônico das vagas e será realizado no dia 13/06/18, às 10 horas, no auditório 1 do Campus Maracanã, do CEFET/RJ. Essa 1ª FASE visa classificar um número de candidatos(as), de acordo com o estabelecido no quadro abaixo.

O resultado do Sorteio foi divulgado em 13/06/18, site do CEFET/RJ. Os(as) primeiros(as) sorteados(as) serão convocados(as) para da 2ª FASE do Processo Seletivo. Se em algum dos Cursos, o número de candidatos(as) for igual ou inferior ao número de vagas disponibilizadas para a 2ª FASE, não haverá realização de sorteio e todos os candidatos estarão aptos a fazer a prova de nivelamento.

Se em algum dos Cursos, o número de candidatos for inferior a 40% do número de vagas, não haverá realização de sorteio, pois não haverá oferta do curso.

A 2ª FASE se dá através de um nivelamento, que se dá de forma específica, a critério da coordenação de cada Curso oferecido. O nivelamento referido no caput deste artigo ocorreu no período de 18/06 a 22/06 de 2018. Ao final do nivelamento, foi realizada uma prova escrita, que selecionará os(as) candidatos(as) que terão direito a ocupar as vagas oferecidas.

A prova escrita consta de uma prova objetiva, com questões elaboradas de acordo com conteúdo programático de cada curso.

CEFET/RJ -Cursos técnicos de educação a distância (EAD):

a) Curso técnico em Administração

b) Curso técnico em Automação

c) Curso técnico em Informática

d) Curso técnico em Mecânica

e) Curso técnico em Meio Ambiente

f) Curso técnico em Segurança do Trabalho

g) Curso técnico em Telecomunicações

FORMAS DE INGRESSO:

SOBRE A SELEÇÃO:

Processo seletivo de classificação de candidatos, mediante a realização de sorteio. Deve-se ficar atento ao site da Instituição

FAETEC

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia possui uma rede de 130 unidades de ensino, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional e na Educação Superior. Vamos nos concentrar nos cursos de nível Médio Técnico e de Formação Geral e Normal.

TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO ARTICULADO INTEGRADO

PRINCIPAIS REQUISITOS

a) Ambos sexos.

b) Ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino fundamental no ano do concurso.

SOBRE AS VAGAS:

No total serão 2.343 vagas distribuídas entre as diversas unidades de ensino, localizadas no estado do Rio de Janeiro. Proporciona ao candidato realizar o curso técnico de nível médio na FAETEC, integrado (ao mesmo tempo) com curso de Ensino Médio.

SOBRE A SELEÇÃO:

A prova será objetiva para os candidatos aos cursos técnicos de nível médio na forma de organização articulada: INTEGRADA de caráter eliminatório e classificatório, indo-se a marcação do Cartão de Respostas. A Prova Objetiva composta de 40 (quarenta) questões:

Parte I – Disciplina de Língua Portuguesa (20 questões);

Parte II – Disciplina de Matemática (20 questões).

Época da prova: dezembro.

FAETEC (Formação geral e normal)

PRINCIPAIS REQUISITOS

O Processo Seletivo destina-se a selecionar alunos para o preenchimento de vagas no ano letivo de 2019 nas unidades de ensino vinculadas à rede FAETEC nas seguintes modalidades: - Ensino Médio Formação Geral (1) e Normal nível médio (2): Oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou conclua até a data da matrícula. Obs 1: Proporciona ao candidato realizar apenas o curso de ensino médio adquirindo conhecimentos gerais sem articulação com a educação profissional, ou seja, não havendo formação técnica. O curso a duração de 3 (três) anos. Obs 2: Proporcionando ao candidato a formação de professores, tendo o curso a duração de 3 (três) anos.

SOBRE AS VAGAS:

São disponibilizadas, em média, as seguintes quantidades de vagas:

Formação geral: 115 vagas

Normal de nível médio: 35 Vagas

SOBRE SELEÇÃO

O sorteio é realizado, normalmente, no mês de novembro

FAETEC (Concomitante externo e subsequente)

PRINCIPAIS REQUISITOS

a) Ambos os sexos.

b) O processo seletivo destina-se ao ingresso de candidatos para ocuparem vagas nos cursos técnicos de nível médio na forma de organização Articulada Concomitância Externa; Subsequente, conforme descrição abaixo:

- Forma Articulada Concomitância Externa: Oferecida somente a quem já tenha concluído, integralmente, o ensino fundamental e esteja, no ato da matrícula na FAETEC, matriculado no segundo ano do ensino médio.

- Forma Subsequente (Pós-médio): Oferecido somente a quem já tenha concluído, integralmente, o ensino médio até a data da matrícula na FAETEC.

Obs.: O Ensino Subsequente proporciona ao candidato realizar a educação profissional técnica de nível médio (PÓS MÉDIO), ou seja, somente o curso técnico na FAETEC, com duração de 3 (três) semestres.

SOBRE AS VAGAS:

No total, serão oferecidas 3375 vagas, nos diversos campos da FAETEC no estado do Rio de Janeiro. (Verificar edital para observar os cursos e a quantidade de vagas oferecidas para cada um deles.)

SOBRE A SELEÇÃO

Parte I – Disciplina de Língua Portuguesa (20 questões)

Parte II – Disciplina de Matemática (20 questões)

A prova é realizada, normalmente, no mês de dezembro.

IFRJ (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO )

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma tradicional Instituição Federal de Ensino Público e gratuito localizada no bairro Maracanã.

O IFRJ originou-se da antiga Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, posteriormente, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis – RJ- CEFET Química.

Mais informações: DACPS (Diretoria Adjunta de Acesso, Concursos e Processos Seletivos) Tel.: 21 3293-6030.

Vamos nos concentrar nas informações dos cursos de Ensino Médio e Técnico

IFRJ - CURSOS INTEGRADOS

PRINCIPAIS REQUISITOS:

Este processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo ou esteja cursando o 9º ano desse nível de ensino no ano de realização do concurso.

SOBRE AS VAGAS

No total são disponibilizadas 1418 vagas, dividas entre os seguintes cursos: Informática, Química, Petróleo e Gás, Controle Ambiental, Eletrotécnica, Mecânica, informática para internet, Agropecuária, Meio Ambiente, Agroindústria, guia de turismo, alimentos, Biotecnologia, Farmácia, administração e Automação Industrial.(Verificar a quantidade de vagas por curso no Edital.

SOBRE A SELEÇÃO

O processo seletivo para os Cursos Técnicos, na modalidade integrada ao Ensino Médio, consiste em duas provas, uma Prova Objetiva, que contém 25 (vinte e cinco) questões e uma Prova de Redação. A Prova Objetiva é composta de duas disciplinas, sendo 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e 15 (quinze) questões de Matemática. A Prova de Redação, será composta de dissertação sobre tema a ser informado no Caderno de Questões da Prova Objetiva.

As provas (Objetiva e Redação) são realizadas, normalmente, no mês de novembro.

IFRJ - CURSOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES AO ENS. MÉDIO

Cursos, campi de realização, turnos e número de vagas:

Campus Curso N° de vagas
Arraial do Cabo AC-001-Meio Ambiente (Tarde) 16
Belford Roxo BEL - 001 - Técnico em Produção de Moda (Noite) 35
Belford Roxo BEL - 002 - Técnico em Artesanato (Manhã) 35
Duque de Caxias DC - 001 - Petróleo e Gás (Noite) 32
Duque de Caxias DC - 002 - Plásticos(Noite) 32
Duque de Caxias DC - 003 - Segurança do Trabalho (Noite) 32
Niterói NIT - 001 - Administração (Tarde) 72
Pinheral PI - 001 - Administração (Noite) 35
Pinheral PI - 002 - Paisagismo (Noite) 26
Resende RES - 001 - Segurança do Trabalho (Noite) 35
Resende RES - 002 - Guia de Turismo (Noite) 35
Rio de Janeiro RJ - 001 - Química (Noite) 30
São João de Meriti SJM - 001 - Adminstração (Tarde) 36
São João de Meriti SJM - 002 - Adminstração (Noite) 36
São João de Meriti SJM - 003 - Informática para Internet (Manhã) 28
São João de Meriti SJM - 004 - Informática para Internet (Tarde) 28
São Gonçalo SG - 001 - Segurança do Trablho (Tarde) 36
São Gonçalo SG - 002 - Segurança do Trablho (Noite) 36
Volta Redonda VR - 001 - Meteorologia (Noite) 36
Volta Redonda VR - 002 - Eletrotécnica (T/N) 30

PRINCIPAIS REQUISITOS:

O Processo Seletivo é aberto a qualquer pessoa que apresente escolaridade mínima, conforme especificado abaixo:

a) Ensino Médio completo, ou estar cursando, no ano do concurso, a 2ª série desse mesmo nível de ensino, para concorrer às vagas aos Cursos Técnicos em Administração (NIT-001e NIT–002, PI-001, SJM-001 e SJM-002), Eletrotécnica (VR-002), Guia de Turismo (RES-002), Informática para Internet (SJM-003 e SJM-004), Meio Ambiente (AC-001), Paisagismo (PI-002), Petróleo e Gás (DC-001), Plásticos (DC-002) e Segurança do Trabalho (DC-003, RES-001, SG-001 e SG-002);

b) Ensino Médio completo, ou estar cursando, no ano do concurso, a 3ª série desse mesmo nível de ensino, para concorrer às vagas aos Cursos Técnicos em Produção de Moda (BEL-001), Metrologia (VR-001) e Química (RJ-001).

SOBRE AS VAGAS:

No total, serão disponibilizadas 731 vagas, dividas entre os seguintes cursos: Meio Ambiente, Téc. em produção de moda, Petróleo e Gás, Plásticos, Segurança do trabalho, Administração, Paisagismo, Informática para internet, Guia de turismo, Química, Metrologia e Eletrotécnica. (Verificar a quantidade de vagas por curso no Edital)

SOBRE A SELEÇÃO:

O processo seletivo para os Cursos Técnicos, na modalidade concomitante/subsequente ao Ensino Médio, consiste em uma Prova Objetiva que contém 20 (vinte) questões e uma Prova de Redação. A Prova Objetiva é composta de duas disciplinas, com 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e 10 (dez) questões de Matemática.

As provas do último concurso (Objetiva e Redação) foram realizadas no dia 08 de julho de 2018.

Obs.:

no IFRJ, campi Realengo, é realizado o CURSO SUBSEQUENTE de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. O requisito para participar do concurso é de, no mínimo, estar cursando a 2ª série do ensino médio.

CTUR – COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) é uma instituição tradicional de ensino vinculado à UFRRJ e pertence à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Ele oferece tanto o ensino médio regular, quanto o ensino médio integrado à Educação Profissional. Localiza-se em Seropédica, estado do Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS REQUISITOS:

a) Ambos os sexos.

b) ter concluído o ensino fundamental ou estar concluindo no ano do concurso;

c) ter concluído o ensino médio ou estar concluindo no ano do concurso (Somente para subsequente).

SOBRE AS VAGAS:

No total são oferecidas cerca de 350 vagas para cada ano letivo, sendo divididas da seguinte forma:

As provas (Objetiva e Redação) são realizadas, normalmente, no mês de novembro.

1° Semestre

Técnico em agroecologia.........95 vagas (Integrado: 60 vagas / Concomitante Externo: 35 vagas)

Técnico em Hospedagem........60 vagas (Concomitante Interno:30 vagas/ Concomitante externo:30 vagas)

Técnico em meio ambiente.....65 vagas (Integrado: 30 vagas / Concomitante externo: 35 vagas)

Técnico em agrimensura.........35 vagas (Subsequente: 35 vagas)

Ensino Médio Regular.............30 vagas (Regular: 30 vagas)

2° Semestre

Técnico em hospedagem.......30 Vagas (Concomitante externo: 30 Vagas)

Técnico em agrimensura........35 Vagas (Subsequente: 35 vagas)

OBSERVAÇÃO:

* Integrado: Ensino Médio + Curso Técnico no CTUR;

** Concomitante externo: Ensino Médio em outra escola + Curso Técnico no CTUR;

*** Concomitante interno: Ensino Médio + Curso Técnico no CTUR, com duas matrículas no CTUR;

****Subsequente: Somente o curso técnico, nesse caso, o aluno já deve possuir o ensino médio completo.

SOBRE A SELEÇÃO:

As provas do Concurso de Seleção para os cursos citados acima serão realizadas no mês de novembro. As provas para os cursos técnicos em agroecologia, técnico em hospedagem, técnico em meio ambiente e ensino médio serão constituídas de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 40 (quarenta) questões objetivas, distribuídas entre as matérias de Português (10), Matemática (10) e Conhecimentos gerais – Geografia, História, Biologia, Física e Química (20). A prova para o curso técnico em agrimensura será constituída de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 30 (trinta) questões divididas entre as matérias de Português (10), Matemática (15) e Informática (5).

COLÉGIO PEDRO II - ENSINO MÉDIO E/OU TÉCNICO

PRINCIPAIS REQUISITOS:

a) Ambos os sexos.

b) Poderão candidatar-se as vagas para a 1ª série do Ensino Médio candidatos com data de nascimento a partir de 1º de março de 2002 (inclusive) e que estejam concluindo, no presente ano, o 9º ano do Ensino Fundamental com previsão de conclusão em 2018 ou que já o (a) tenham concluído em 2016 ou 2017.

SOBRE AS VAGAS:

No total são 817 vagas, distribuídas nos seguintes cursos:

a) Ensino médio regular: diurno (395 vagas) / noturno: (76 vagas); ou

b) Ensino médio técnico: Administração (108 vagas) / Meio Ambiente (18 vagas) / Música – Piano (8 vagas) / Música – Violão (8 vagas) / Sistemas de Informação (186 vagas).

Observação: Verificar no edital a distribuição de vagas para cada campus

SOBRE A SELEÇÃO:

a) Ensino Médio Regular Diurno / Noturno: Prova de múltipla escolha, com 10 questões de português, 10 questões de matemática e uma redação.

b) Ensino Médio Técnico em Administração: Prova de múltipla escolha, com 7 questões de português, 7 questões de matemática, 6 questões com noções de informática e uma redação.

c) Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente: Prova de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório com 7 questões de português, 7 questões de matemática, 6 questões com conhecimentos gerais e uma redação.

d) Ensino Médio Técnico em informática: Prova de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório com 7 questões de português, 7 questões de matemática, 6 questões de raciocínio lógico e uma redação.

e) Ensino Médio Técnico em Música (Piano/Violão): Os candidatos deverão prestar Teste de Habilidade Específica (THE) , de caráter eliminatório, antes da Prova com questões objetivas de Múltipla Escolha e Redação, entre os dias 6 e 10 de novembro de 2018, na Escola de Música do campus Realengo II. Poderão realizar a Prova Objetiva de Múltipla Escolha e a Redação para técnicos em Instrumentos Musicais os candidatos considerados aptos no Teste de Habilidade Específica (THE), nas modalidades piano e violão.

f) O responsável do candidato que não tiver sido considerado apto no Teste de Habilidade Específica (THE) deverá comparecer ao Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, em data a ser definida, para preencher o requerimento de solicitação de troca de opção para um dos cursos a seguir: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Administração, Técnico ou em informática ou Ensino médio Regular (Diurno ou Noturno).

O Ensino Médio Regular é oferecido nos seguintes campi: Centro, Duque de Caxias, Engenho Novo II, Humaitá II, Niterói, Realengo II, São Cristóvão III e Tijuca II

O Ensino Médio Integrado (à educação profissional), diurno e em 3 anos, é oferecido nos seguintes campi:

- Engenho Novo II:

Técnico em Informática

- Realengo II:

Técnico em Instrumento Musical

- São Cristóvão III:

Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática

- Tijuca II:

Técnico em Informática

Obs.: os cursos de PROEJA oferecem formação técnica de nível médio para público específico, já que, para cursá-lo, o estudante deve ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data da matrícula na Instituição, além de ter concluído o Ensino Fundamental. O ingresso, também, se dá por meio de Processo de Seleção de Candidatos, com testes classificatórios de Matemática, de Português e Redação.

CAP/UFRJ - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Colégio de Aplicação da UFRJ, também conhecido como CAP UFRJ, é uma tradicional escola pública federal mantida pela UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O CAP/UFRJ vem se caracterizando como uma escola singular, cujo trabalho pedagógico encontra-se alicerçado em três pilares básicos: a transmissão de cultura geral, com ênfase na formação humanística, a utilização de metodologia ativa e uma carga horária semanal ampliada, através da incorporação de novas práticas educativas.

Logo após realizar a pré-inscrição pela Internet, o responsável pelo candidato, ou seu representante, deverá comparecer ao Colégio de Aplicação, Av Lineu de Paula Machado, s/nº, Lagoa, para entregar as documentações informadas no edital.

1ª série do ensino médio

SOBRE AS VAGAS:

No último processo seletivo (2018/2019): 32 vagas.

PRINICIPAIS REQUISITOS (no último proc. seletivo)

a) ambos os sexos.

b) Ter nascido a partir de 1º de março de 2002 (inclusive).

c) Ter concluído o 9º ano do ensino fundamental (EF) em 2017 ou estar concluindo em 2018.

d) Ensino Médio Técnico em informática: Prova de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório com 7 questões de português, 7 questões de matemática, 6 questões de raciocínio lógico e uma redação.

SOBRE A SELEÇÃO:

Os candidatos serão submetidos às provas de nivelamento de Língua Portuguesa e Matemática. Serão considerados APTOS todos os candidatos que atingirem 50% (cinquenta por cento) de rendimento em cada uma das provas (LP e M.), por terem caráter de apenas identificar a aptidão, não produzirão efeitos de pontuação e valerão apenas para constituir o grupo de candidatos que participará do SORTEIO PÚBLICO. Do total das vagas oferecidas e sorteadas serão, reservadas, após a prova de nivelamento, 50% (cinquenta por cento) a candidatos que tenham cursado integralmente TODOS os anos do EF (do 1º ao 9º ano) em escolas da Rede Pública Nacional de Ensino.

Data de realização das provas: setembro

Escola Sesc

A Escola Sesc de Ensino Médio é uma escola-residência, localizada em Jacarepaguá (cidade do Rio de Janeiro), inteiramente gratuita. Recebe estudantes de todo o Brasil, com idade de 15 a 17 anos.

PRINCIPAIS REQUISITOS:

a) Estar cursando ou ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental.

b) Ter nascido entre 01 de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2006.

SOBRE AS VAGAS:

Serão 10 Vagas para alunos do Rio de Janeiro, sendo 5 para o sexo masculino e 5 para o sexo feminino.

SOBRE A SELEÇÃO:

O processo de Admissão é constituído de 4 fases, que no total somam até 1000 pontos, conforme descrição abaixo:

1ª Fase – Julho - Prova objetiva, composta de 30 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e ciências humanas. (300 pontos)

2ª Fase – Agosto - Observância de critérios enunciados no edital. (500 pontos)

3ª Fase – Setembro - Correção da prova de redação. (100 pontos)

4ª Fase – Setembro - Entrevista. (100 pontos)

Ensino superior
Vestibular UERJ 2020 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

PRINCIPAIS REQUISITOS:

O Exame de Qualificação poderá ser feito por todos aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

PROCESSO SELETIVO:

O Exame de Qualificação será realizado em duas datas no decorrer do ano de 2019 -1º Exame de Qualificação e 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019, conforme calendário já disponibilizado no link:

O candidato poderá optar pela realização do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019 ou do 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019 ou, ainda, pela realização de ambos (Deverá ser realizada uma inscrição específica para cada um dos Exames de Qualificação).

Os resultados dos Exames de Qualificação serão válidos, unicamente, para o Vestibular Estadual 2019. O candidato que realizar os dois Exames de Qualificação terá somente a maior pontuação considerada, para efeito do cálculo do resultado final do Vestibular Estadual 2019.

A aprovação no Exame de Qualificação não implica a inscrição automática para o Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular Estadual 2020, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, em data a ser divulgada pelo Edital de Convocação para o Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2020.

O candidato que desejar se inscrever para o Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular Estadual 2020, deverá ter sido aprovado na primeira fase.

Não haverá escolha de instituição ou curso, nem opção pelo sistema de cotas, no Exame de Qualificação. A prova do Exame de Qualificação constará de questões objetivas de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos básicos das seguintes áreas de conhecimento:

a → Linguagens;

b → Matemática;

c → Ciências da Natureza; e

d → Ciências Humanas.

Período de inscrição: 10/04 a 06/05/2019

Data prevista de realização da prova: 09 de junho (1º exame).

Data prevista de realização da prova: 15 de setembro (2º exame).

De acordo com o número de acertos na prova, o candidato poderá ser aprovado ou reprovado no Exame de Qualificação, recebendo um dos 5 (cinco) conceitos, ao qual será atribuída uma pontuação, conforme descrito abaixo:

Conceito A: Maior que 70% de acertos na prova (APROVADO).

Conceito B: Maior que 60% e igual a ou menor que 70% de acertos na prova (APROVADO).

Conceito C: Maior que 50% e igual a ou menor que 60% de acertos na prova (APROVADO).

Conceito D: Maior que 40% e igual a ou menor que 50% de acertos na prova (APROVADO).

Conceito E: Igual ou menor que 40% de acertos na prova (REPROVADO).

O candidato aprovado em pelo menos um dos Exames de Qualificação estará apto a realizar o Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular Estadual 2019, e somente nesta fase fará opção pela instituição, pelo curso e, se for o caso, pelo sistema de cotas.

Data prevista de realização do Exame Discursivo: 1º de dezembro.

Obs: este concurso é utilizado, também, para ingresso na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (formação dos Oficiais do CBMERJ).

Obs.2: Os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da ABM D. Pedro II deverão satisfazer às seguintes exigências específicas:

a) Ser brasileiro (a);

b) Encontrar-se em dia com as obrigações militares nos termos da Lei do Serviço Militar;

c) Ter o consentimento do pai ou responsável, se menor de 18 anos;

d) Ter concluído ou concluir até a data da matrícula o ensino médio ou equivalente;

e) Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom” (devidamente comprovado).

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é aceito como forma de acesso em várias universidades públicas e privadas, seja como ingresso direto aos cursos, seja como complemento do Vestibular realizado pelas próprias instituições de ensino superior.

Inscrições ocorrerão entre os dias 6 e 17 de maio de 2019.

Provas: 3 e 10 de novembro de 2019.

1º dia: Redação; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas.

2º dia: Matemática; Ciências da Natureza.

A língua estrangeira poderá ser o inglês ou o espanhol.

Instituições Militares

Ensino fundamental
CMRJ - Colégio Militar do Rio de Janeiro

O Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma tradicional instituição militar de ensino que se localiza no bairro do Maracanã, na cidade do RJ.

6° Ano do Ensino Fundamental

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) Ser brasileiro;

b) Ambos os sexos.

c) ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF);

d) estar enquadrado nos seguintes limites de idade: ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

SOBRE AS VAGAS:

O processo seletivo destina-se a preencher 45 (quarenta e cinco) vagas para o 6º ano/EF, sendo 3 (três) delas reservadas para candidatos com deficiência. (dados do último processo).

SOBRE A SELEÇÃO:

O exame intelectual (EI) consta de provas escritas de Matemática e Língua Portuguesa, realizadas em duas fases:

1ª Fase - outubro:

- Matemática – composta de 100% (cem por cento) de questões objetivas (itens de múltipla escolha); e

2ª Fase - novembro:

- - Língua Portuguesa – composta de questões objetivas e de uma produção textual (redação), somente para candidatos aprovados na prova de Matemática.

Observação: A redação representará 30% (trinta por cento) do grau de língua portuguesa.

Ensino Médio
CMRJ - Colégio Militar do Rio de Janeiro

O Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma tradicional instituição militar de ensino que se localiza no bairro do Maracanã, na cidade do RJ.

O Concurso de Admissão, tradicionalmente, de frequência anual, objetiva selecionar alunos para ingressar no 6º Ano do Ensino Fundamental ou no 1º Ano do Ensino Médio.

1° Ano do Ensino Médio

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) Ser brasileiro;

b) Ambos os sexos.

c) Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental.

d) Ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

e) Possuir documento de identidade oficial com foto recente.

SOBRE AS VAGAS:

O processo seletivo destina-se a preencher 15 (Quinze) vagas para o 1° ano/EM

SOBRE A SELEÇÃO:

As provas serão realizadas em duas fases, conforme descrição abaixo:

1ª Fase - outubro:

- Matemática: Composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha), com duração máxima de 03 (três) horas;

2ª Fase - novembro:

- Língua Portuguesa – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha) e de uma produção textual (redação), que será realizada somente pelos candidato(a)s aprovado(a)s na prova de Matemática.

Observação: A redação representará 30% (trinta por cento) do grau de língua portuguesa.

CN - Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino que tem por missão assegurar, aos alunos, o preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval para ingresso na Escola Naval, instituição de ensino superior onde são formados Oficiais da Marinha. Além disto, propõe-se a incentivá-los para a carreira naval.

O CN localiza-se em Angra dos Reis, cidade do litoral Sul do RJ.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) Ser brasileiro nato;

b) Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 1º de janeiro do ano do curso;

c) Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou estar em fase de conclusão;

d) Não ser casado ou ter constituído união estável, permanecendo assim durante todo o período em que estiver no CN;

e) Ser do sexo masculino;

f) Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha; e

g) Estar em dia com as obrigações civis e militares

SOBRE AS VAGAS:

Cerca de 180 vagas, sendo que 20% delas reservadas para candidatos negros.

SOBRE A SELEÇÃO:

O Exame Intelectual consta de prova objetiva com 20 questões de Matemática e 20 de Inglês , 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação. (eliminatório e classificatório);

Exame Intelectual:

1ª Quinzena de Agosto

EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma Organização Militar que tem a missão de preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores e, excepcionalmente, nos Cursos de Formação de Oficiais de Intendência e de Infantaria (CFOINT e CFOINF) da Academia da Força Aérea (AFA).

A EPCAR localiza-se em Barbacena, cidade do interior de MG.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) ser brasileiro nato;

b) Ter o ensino fundamental completo;

c) Não possuir menos de 14 e nem completar 19 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso(2020).

d) Possuir CPF, PIS/PASEP (para aqueles com registro em carteira de trabalho), título de eleitor e certidão de quitação eleitoral (obtida na página eletrônica do TSE, caso já possua o respectivo título).

Obs.: se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas.

SOBRE AS VAGAS:

No total são 160 vagas para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino (das quais, 32 vagas e 4 vagas, respectivamente, reservadas a negros).

SOBRE A SELEÇÃO:

As provas escritas serão compostas das seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa

b) Matemática;

c) Língua Inglesa; e

d) Redação.

- As provas escritas serão compostas por 48 questões, sendo 16 questões objetivas de múltipla escolha por disciplina.

Data da próxima prova: 07 de julho de 2019.

Saiba mais:

Site: http://www.epcar.aer.mil.br

Telefone: (32) 3339 4000

Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) terá a duração de 17 semanas e será realizado em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro e em Brasília.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) ser brasileiro do sexo masculino;

b) com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos em 1º de janeiro do ano de realização do curso; e

c) ter o ensino médio completo.

SOBRE AS VAGAS:

Nº de vagas: 960 (20% para negros). Distribuídas pelos seguintes locais para servir inicialmente:

- Unidades da Marinha no Rio de Janeiro – RJ;

- Unidades da Marinha em Brasília – DF;

- Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS;

-1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus– AM;

- 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém – PA;

- Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário – MS;

- Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN;

- Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA; e

- Batalhão de Defesa NBQR de Aramar – SP .

SOBRE A SELEÇÃO:

A primeira etapa do processo seletivo consta de exame de escolaridade, com provas de Português e Matemática, a ser realizado no dia 28 de maio de 2019.

Após conclusão do C-FSD-FN, o Recruta-FN será nomeado Soldado FN.

EAM - Escola de Aprendizes-Marinheiros

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são Organizações Militares onde é ministrado o Curso de Formação de Marinheiros. Elas são a porta de entrada para aqueles que pretendem ser Praças da Marinha do Brasil. Há 4 EAM espalhadas pelo Brasil: EAMSC (Florianópolis – SC), EAMCE (Fortaleza – CE), EAMPE (Olinda – Pernambuco) e EAMES (Vila Velha - Espírito Santo).

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado(a);

b) Ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1º de janeiro do ano do curso;

c) Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;

d) Exclusivo para sexo masculino;

e) O(a)s candidato(a)s da área Saúde deverão, também, apresentar registro no COREN;

f) Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta; e

Estar em dia com as obrigações civis e militares.

SOBRE AS VAGAS:

Cerca de 1240 vagas, sendo 20% delas destinadas a candidatos negros.

SOBRE A SELEÇÃO:

Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências (Física e Química).

Após a conclusão do Curso de Formação de Marinheiros, o Grumete será promovido à graduação de Marinheiro (MN).

A carreira das Praças inicia-se na graduação de Marinheiro, seguida por Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial.

EEAR - Curso de Formação de Sargentos (CFS)

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica é realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Este curso é voltado para homens e mulheres que possuem ensino médio completo, mas não possuem uma formação específica em determinada área.

A EEAR é uma instituição de ensino do Comando da Aeronáutica, que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica. Ela se localiza em Guaratinguetá-SP.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado(a);

b) Não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

c) Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (estas, se do sexo masc.); e

d) Não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum.

SOBRE AS VAGAS:

São 227 vagas (concurso para a turma 1/2020), assim distribuídas:

- Mecânica de aeronaves: 50;

- Material bélico: 13;

- Guarda e segurança: 30;

- Equipamento de voo: 6; e

- Controle de tráfego aéreo: 128.

SOBRE A SELEÇÃO:

Ocorre 2 (duas) vezes por ano: provas em maio (turma 1) ou novembro (turma 2).

O Exame Intelectual consta de provas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.

Após a conclusão do CFS, com aproveitamento, ocorrerá a promoção à graduação de Terceiro-sargento, em data oportuna à conveniência do Comando da Aeronáutica.

Ensino Superior
EsSA

A Escola de Sargentos das Armas, Escola Sargento Max Wolf Filho, é a escola de ensino superior do Exército Brasileiro, responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército

A EsSA está localizada na cidade de Três Corações, interior de MG.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado(a);

b) ter concluído o Ensino Médio Completo ou estar concluindo.

c) possuir no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 anos de idade. Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula (2.020).

d) se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado revele a possibilidade do crescimento, ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m de altura.

e) O(a)s candidato(a)s da área Saúde deverão, também, apresentar registro no COREN;

f) o(a)s candidato(a)s da área Música deverão comprovar serem possuidore(a)s de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas estabelecidas em Portaria do Estado-Maior do Exército (EME), a ser verificada em exames específicos do concurso de admissão.

Obs.: Obs.: se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para participar do concurso.

SOBRE AS VAGAS:

As vagas serão distribuídas conforme a descrição abaixo:

- Geral/Aviação (Masculino):900 Vagas

- Geral/Aviação (Feminino): 100 Vagas

- Música (Ambos os Sexos):60 Vagas

- Saúde (Ambos os Sexos): 40 Vagas

SOBRE A SELEÇÃO:

a) 1ª parte – Matemática

b) 2ª parte – Português

c) 3ª parte – História e Geografia do Brasil

d) 4ª parte – Teoria Musical, somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem somente para os candidatos da Área Saúde;

e) 5ª parte – Português (redação); e

f) 6ª parte – Inglês.

Data da prova: 04 de agosto de 2019.

A partir de 2019, os alunos que concluírem o CFS com aproveitamento receberão diploma de graduação de nível Superior Tecnológico.

EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército é uma instituição militar de ensino que tem por missões selecionar os candidatos e dar início à formação do Oficial Combatente do Exército Brasileiro, preparando o futuro Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e iniciar a formação do líder militar.

A EsPCEx localiza-se na cidade de Campinas, interior de SP.

PRINCIPAIS REQUISISTOS:

a) ser brasileiro nato;

b) ter concluído o Ensino Médio (EM); se a estiver cursando no ano de realização do concurso, poderá ser inscrito, mas somente será habilitado à matrícula se concluir o EM com aproveitamento, antes do encerramento do Concurso de Admissão;

c) possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

d) Ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento, se do sexo masculino; ou ter, no mínimo, 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo feminino.

SOBRE AS VAGAS:

No total serão disponibilizadas 400 (quatrocentas) para o sexo masculino e 45 (quarenta) para o sexo feminino.

SOBRE A SELEÇÃO:

O Exame Intelectual é composto de provas escritas, realizadas em dois dias consecutivos, versando sobre os assuntos relacionados no Edital de Abertura do Concurso de Admissão e no Manual do Candidato. As provas se distribuem nos seguintes módulos:

1º dia

- Módulo composto das provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), Redação (questão discursiva), Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e Química (com 12 questões objetivas e peso 1).

2º dia

2º dia – módulo composto das provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), História (com 12 questões objetivas e peso 1) e Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).

Mês de realização das provas: setembro.

AFA - Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea é uma instituição militar de ensino superior que tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), desenvolvendo em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.

PRINCIPAIS REQUISITOS

- Ambos os sexos:

- Ser brasileiro nato

- Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula:

Obs.: se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado1 por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas

SOBRE AS VAGAS:

- CFOAV 2020: 25 vagas, das quais, 5 vagasreservadas a negros, são destinadas aos candidatos (ambos os sexos);

- CFOINT 2020: 30 vagas, das quais, 6 vagas reservadas a negros, são destinadas aos candidatos (ambos os sexos); e

- CFOINF 2020: 15 vagas, das quais, 3 vagas reservadas a negros, são destinadas aos candidatos do sexo masculino.

SOBRE A SELEÇÃO:

Fases:

a) Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação;

b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

c )Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

d) este de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e

f) Validação documental;

Saiba mais:

Site: http://www.epcar.aer.mil.br (Organizadora)

Telefones: (32) 3339 4050